Buscar

Como realizar ensio de sedimentação?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Gabriel

A determinação da granulometria do solo, no ensaio de sedimentação, é baseada na "Lei de Stokes". Essa lei relaciona o tamanho da partícula com a velocidade com que ela sedimenta em um meio líquido. Dessa forma, quanto maior a partícula, mais rapidamente ela irá se depositar no fundo da vidraria(Proveta) de ensaio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase (por exemplo, água misturada com areia). A técnica consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada (densa), e a mais leve ficará concentrada na parte de cima. Quando as partículas das substâncias são muito pequenas, demoram muito para sedimentarem.

Para acelerar o processo, foi criada a centrífuga, em que as substâncias são colocadas em pequenos tubos e rotacionados em alta velocidade, fazendo a parte mais densa se acumular no fundo do tubo. Este processo é bastante utilizado em exames de sangue, para separar os elementos figurados (hemácias, plaquetas e leucócitos) do plasma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais