Buscar

Penetrância genica

80% dos indivíduos portadores de um alelo raro dominante* apresentam uma doença causada pelo alelo.  Perguntas: A) Qual a penetrância do alelo?  B) Qual a porcentagem de indivíduos que mesmo tendo o alelo não apresentam a doença?

💡 3 Respostas

User badge image

William Silva

olá

0
Dislike1
User badge image

Camila Sillos

a) A penetrancia é 80, uma vez que é a proporção (em percentagem) de indivíduos com uma determinada combinação gênica que manifesta o caráter correspondente. O conceito se aplica ao genótipo.

b) 20

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos de Genética, em especial sobre Variação fenotípica. Usaremos o seguinte conceito

  • Penetrância: é a proporção (dada em percentagem) de indivíduos com uma determinada combinação gênica que manifesta o caráter correspondente. O conceito se aplica ao genótipo.

a) Neste caso, 80% dos indivíduos portadores de um alelo raro dominante* apresentam uma doença causada pelo alelo, ou seja, a penetrância é 80%.

b) Se 80% dos indivíduos portadores do alelo apresentam a doença, então os outros 20% dos portatodes não a apresentarão.


Portanto: 

a) A penetrância do alelo é $\boxed{80\%}$; e

b) A porcentagem de indivíduos que, mesmo tendo o alelo, não apresentam a doença é $\boxed{20\%}$.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais