Buscar

Da sentença no processo civil sempre cabe apelação. Certo ou Errado?

Processo Civil

💡 3 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Realmente. Há situações, também, a exemplo da lei de execuções fiscais, que, dependendo do valor da causas, da sentença caberá Embargos Infringentes para o próprio Juiz. De fato, depende da sentença, pois nem SEMPRE o recurso próprio é a Apelação. Valeu.
4
Dislike0
User badge image

CARLOS ALBERTO CERQUEIRA DOS SANTOS

Seria ótimo e coerente que se assim fosse, mas o uso do "Sempre" torna a assertiva equivocada.

Segundo a Teoria do recursos, eles obedecem ao princípio da taxatividade, e a apelação terá cabimento nos casos em que a lei dispuser. De fato o CPC estabelece como regra geral o cabimento de apelação contra sentenças, mas não o torna insuperável, talvez por isso o próprio legislador não tenha usado a palavra SEMPRE, cf. art. 513. 

Outras leis que tratam de hipoteses expecífica e procedimentos próprios podem e excepcionam de fato a regra geral. É o caso da sentença que decreta a Falência e aquela que tem lugar no procedimento dos juizados especiais. No primeiro caso, caberá agravo, no segundo, recurso (cuja ausencia de nomenclatura deu origem ao termo "inominado") 

para muitos autores - e assim também acredito -, falta técnica ao legislador, abrindo uma porta para interpretações que prejudicam a coerência do sistema, por exemplo, qual é a razão de o ato que decreta a falência ser uma sentença, se goza de características própria de decisão interlocutória.  

3
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Nem toda sentença cível desafia Apelação.

As sentenças proferidas em sede de Juizado Especial Cível, por exemplo, desafiam Recurso Inominado:

Lei 9.099/95, art. 41 - Da sentença, excetuada a homologatória de conciliação ou laudo arbitral, caberá recurso para o próprio Juizado.

 

Outra hipótese de sentença que não desafia apelação é proferida nos autos de Execuções FIscais, sendo cabivel Embargos Infringentes:

Lei 6.830/80, art. 34 - Das sentenças de primeira instância proferidas em execuções de valor igual ou inferior a 50 (cinqüenta) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - ORTN, só se admitirão embargos infringentes e de declaração

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais