Buscar

Diferencie e exemplifique : Crime Comum; Crime Próprio; Crime de Mão Própria.

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Crime comum é aquele que não exige qualquer qualidade especial do sujeito do crime. Exemplo: Homicídio: pode ser praticado por qualquer pessoa contra qualquer pessoa.

Crime próprio é o crime que exige uma qualidade especial do sujeito. Exemplo: Peculato (exige que o sujeito seja funcionário público)

Crime de mão própria é o crime cuja qualidade exigida do sujeito é tão específica que não se admite co-autoria, somente participação. Exemplo: falso testemunho

5
Dislike0
User badge image

Icaro Braga

Comum é aquele que qualquer pessoa pode praticar, por exemplo o homicídio. Próprio é aquele que exige uma qualidade do autor, como o peculato. E de mão própria, aquele que só pode ser praticado por um tipo de agente, como a mãe no infanticídio.
1
Dislike0
User badge image

Luíz Moura de Macena

Todas estas classificações dizem respeito ao agente ativo do delito penal;

No crime comum não é exigida qualquer circunstância ou qualidade do agente criminoso; no próprio é exigida alguma qualidade, e.g: crime de infanticídio, admitem coautoria e participação; já os de mão própria exigem, nas palavras do Ministro Felix Fisher " qualidade tão específica que não se admite a coautoria ou participação", e.g: falso testemunho ou falsa perícia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais