Buscar

Explique sobre as seis perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e descreva algumas das teorias representativas de cada uma delas.

Perspectivas teóricas.

💡 1 Resposta

User badge image

josenita vidal dos santos

Explique sobre as seis perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano:

A psicologia do desenvolvimento é responsável pelo estudo do ser humano ao longo de todas as suas fases de vida. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento. É uma disciplina interessante que traz uma multiplicidade de conhecimentos para o campo da psicologia aplicada e, por essa razão, para compreendê-la e não se perder no meio do caminho, descreveremos as seis principais teorias sobre o desenvolvimento humano.

Rescreva algumas das teorias representativas de cada uma delas.

A psicologia da Gestalt foi uma das primeiras correntes científicas que surgiram na psicologia. Atualmente o seu conhecimento já está assimilado, porém a sua abordagem no estudo da percepção foi, sem dúvida, revolucionário. Além disso, embora os psicólogos da Gestalt sejam menos conhecidos no estudo do desenvolvimento, a verdade é que eles também se destacaram neste campo.

psicanálise é uma corrente de pensamento com um pai muito conhecido: Sigmund Freud. A sua abordagem enfatiza os impulsos inconscientes e os seus efeitos sobre o nosso comportamento. Em relação ao desenvolvimento humano, ela considera que isso acontece porque a criança precisa satisfazer uma série de necessidades em cada estágio evolutivo. Portanto, classifica o desenvolvimento em uma série de etapas de acordo com a forma como a satisfação dessa série de necessidades é estabelecida. 

Behaviorismo

O behaviorismo nasceu em resposta à reduzida atitude científica da psicanálise. Ele é extremamente positivista, tudo o que não pode ser medido diretamente está fora do estudo da psicologia. Portanto, eles apenas estudavam a relação entre os estímulos percebidos e os comportamentos que provocavam, ignorando qualquer variável intermediária que não pudesse ser medida. Para os behavioristas, o desenvolvimento somente é entendido com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto. 

A psicologia cognitiva

Ela surgiu como uma reação ao behaviorismo, e se preocupa com o estudo dos processos internos que podem acontecer entre um certo estímulo e um determinado comportamento. Estuda os processos mentais que estão por trás do comportamento. É aí que nascem as perspectivas computacionais e conexionistas do cérebro humano. Hoje, a psicologia cognitiva é a perspectiva com maior apoio, especialmente na Europa.

Jean Piaget

Piaget é uma das grandes referências nas teorias sobre o desenvolvimento humano. Ele é considerado um dos pais do construtivismo. Parte da ideia de que a criança constrói o seu mundo e a sua maneira de construí-lo é baseada nos problemas que surgem. A sua teoria sobre o desenvolvimento se concentra na formação dos conhecimentos.

Lev Vygotski

Lev Vygotski foi outra das grandes referências nas teorias sobre o desenvolvimento humano. Como Piaget, ele propôs o desenvolvimento de uma perspectiva construtivista. No entanto, apesar de concordar com essa perspectiva, se concentrou em diferentes pontos: enquanto Piaget se concentrava em como o indivíduo interagia com o seu ambiente, Vygotsky se concentrou nos efeitos culturais e sociais que influenciavam o desenvolvimento.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais