Buscar

Quem é considerado "Legislador" , somente os que compõem o poder legislativo?

💡 2 Respostas

User badge image

Vinícius Williams Ferreira de Moura

Sim, pois essa é a função do poder Legislativo. Podem dizer que "o Executivo também legisla às vezes" mas, neste caso, trata-se de uma função atípica. Em outras palavras, o Executivo não deveria fazer isso, pois não compete a ele, porém, em situações extraordinárias acaba fazendo-o (por meio de decretos, medidas provisórias, portarias, ...).

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O direito brasileiro adota, sob a luz de Montesquieu, o princípio da separação dos poderes, que se dá a partir do sistema de funções precípuas.

Desta forma, ao Legislativo reconhece-se a função precípua da elaboração normativa geral; ao Executivo a implementação prática das normas e a gerência da coisa pública; e ao Judiciário o julgamento dos litígios que lhe são apresentados.

O sistema de funções precípuas não significa, naturalmente, funções exclusivas ou privativas. 

Desta forma, temos que o Legislativo também julga (art. 52, incs. I e II) e gerencia sua estrutura (art. 52, inc. XIII); o Executivo também legisla (art. 84, incs. VI e XXVI e art. 87, inc. II) e profere julgamentos no âmbito de processos administrativos de variada natureza; ao passo que o Judiciário também administra (art. 96, inc. I, alínea b) e igualmente promove elaboração normativa geral, inclusive com repercussão no interesse das partes em processos judiciais (art. 96, inc. I, alínea a).

Portanto não se pode dizer que apenas os membros do Poder Legislativo legislam. De certo, são eles aqueles que tem a função precípua de elaborar normas. No entanto, a Constituição Federal determina competências legislativas para os Poderes Executivo e Judiciário.

A seguir, colacionamos alguns exemplos:

"Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.

Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:

 

II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos;"

"Art. 96. Compete privativamente:

- aos tribunais:

a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competência e o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos;"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais