Buscar

o que são ácinos

Respostas

User badge image

Caroline Patiohara

Nesta e nas próximas páginas será analisado um outro tipo de organização de glândulas que é muito comum no organismo. Trata-se do ácino seroso.

Ele existe em vários locais do corpo. No aparelho digestivo forma desde pequenas glândulas da parede da bochecha até glândulas enormes como a parótida e o pâncreas.

A secreção do ácino seroso é fluida e constituída principalmente por proteínas. Várias destas proteínas são enzimas digestivas importantes para a quebra de nutrientes em moléculas menores faciçlitando sua absorção nos intestinos.

Ao contrário dos túbulos mucosos (que são tubulares), os ácinos serosos são esféricos, arredondados ou ovalados.

Suas células são geralmente piramidais e a superfície livre das células está em contacto com a luz do ácino. Apesar do desenho mostrar uma luz relativemente ampla, a luz é na verdade mais estreita e geralmente difícil de observar ao microscópio, ao contrário da luz dos túbulos mucosos que é mais dilatada.

citoplasma das células é bem corado, acidófilo, frequentemente apresentando um ergastoplasma muito evidente na região basal da célula. Estas células acumulam sua secreção na região apical em grandes grãos de secreção.

Os núcleos são esféricos, sua cromatina é descondensada e situam-se na região basal da célula, porém não ficam "apertados" contra a superfície basal como nos túbulos mucosos.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ácino é a menor parte da glândula e responsável pela produção de seu conteúdo, ou seja um ácino é representando por um conjunto de células glandulares agrupadas.


Exemplo:

Os ácinos são as unidades funcionais dos pulmões. Incluem todas as estruturas desde o bronquíolo respiratório até o alvéolo (ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos). O diâmetro médio de um ácino é 0,75 mm. Cada pessoa tem aproximadamente 20.000 ácinos e 300 milhões de alvéolos. Um lóbulo em geral contém de três a cinco bronquíolos terminais e suas estruturas distais

fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/acinos/34557

 

1
Dislike0
User badge image

debora de andrade campos

Acinos glandulares são unidades secretoras das glandulas, que podem segretar acinos mucosos, acinos serosos ou ambos. Estes ácinos podem se apresentar de três maneiras distintas: mucoso – com células coradas palidamente, núcleo achatado na base da célula e secreção rica em mucopolissacarídeo; seroso - com células coradas intensamente, núcleo esféricos tendendo ao centro da célula e secreção rica em proteínas ou misto (ou sero-mucoso) – caracterizado por um ácino mucoso com uma meia lua serosa na sua periferia e de secreção mista. Destaca-se ainda associado a este tipo de glândula as chamadas células mioepiteliais – células epiteliais modificadas com características contráteis. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando