Buscar

O que são transformações isotérmicas?

💡 2 Respostas

User badge image

Leandro Cajuela Lopes

Uma transformação isotérmica é aquela que acontece com a temperatura constante. Por exemplo, nos estudos dos gases ideais, uma isoterma da pressão em função do volume nos revela que a pressão é inversamente proporcional ao volume, isto é, a medida que se aumenta a pressão, o volume diminui, sendo o inverso também verdadeiro. Essa lei empírica do estado ideal é conhecida como "Lei de Boyle". 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre transformações gasosas.

Um gás é caracterizado por três propriedades, denominadas variáveis de estado, que são: pressão, volume e temperatura.

Quando uma ou mais dessas variáveis sofre alteração, ocorre uma transformação gasosa, que pode ser classificada como isotérmica, isovolumétrica ou isobárica.

Denomina-se transformação isotérmica a transformação gasosa em que a temperatura do sistema permanece constante, ocorrendo variações apenas na pressão e no volume do gás.

Essa transformação também recebe o nome de Lei de Boyle-Mariotte — denominação dada em homenagem a Boyle, químico irlandês que, em 1660, enunciou uma lei que afirmava que, em uma determinada amostra de gás ideal, o produto da pressão pelo volume ocupado pelo gás é constante quando a temperatura não varia, e também em homenagem a Mariotte, físico francês que, em 1676, descobriu de forma independente a mesma lei.

Em síntese, a lei que descreve o comportamento de um gás durante uma transformação isotérmica pode ser enunciada da seguinte forma: “Na transformação isotérmica, a pressão exercida por uma amostra de gás ideal é inversamente proporcional à sua variação de volume.”

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-transformacao-isotermica.htm. Acesso em 18 de junho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais