Buscar

Quais os fatores que afetam as velocidades de uma reação química?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Almeida

Temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes...

1
Dislike0
User badge image

Lizandro Nunez

concentração molar dos reagentes, temperatura, pressão
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A taxa de reação é a velocidade na qual uma reação química ocorre. É frequentemente expresso em termos de concentração (quantidade por unidade de volume) de um produto que é formado em uma unidade de tempo ou a concentração de um reagente consumido em uma unidade de tempo. Alternativamente, pode ser definido em termos das quantidades dos reagentes consumidos ou produtos formados numa unidade de tempo.

Temos:

 t: tempo, [A], [B] e [Z]

As concentrações das substâncias, e a, b e z são suas quantidades. Note que estas seis expressões são todas diferentes uma da outra, mas são simplesmente relacionadas. As reações químicas ocorrem em velocidades muito diferentes, dependendo da natureza das substâncias reagentes, do tipo de transformação química, da temperatura e de outros fatores. Em geral, reações nas quais átomos ou íons se combinam ocorrem muito rapidamente, enquanto aqueles nos quais ligações covalentes (ligações nas quais átomos compartilham elétrons) são quebradas são muito mais lentas. Para uma dada reação, a velocidade da reação irá variar com a temperatura, a pressão e as quantidades de reagentes presentes. As reações geralmente diminuem à medida que o tempo passa, devido ao esgotamento dos reagentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais