Buscar

Quais são as semelhanças entre educação para Morin, Freire e Arendt?

💡 3 Respostas

User badge image

Victor Leite

Morin define o conceito de educação (escolar) como um imbróglio de heterogeneidade e afirma que a disciplina deve sair do âmbito estreito do conhecimento "jogado" no educando e encontrar uma conexão com a existência do sujeito. Recomendo a obra "Os sete saberes necessários para a educação do futuro".

A Arendt é a 'antipapa' das reflexões acerca da educação. Para ela, a educação deve ser constituida e entendida a partr da importãncia da tradição e do autoritarismo. Recomendo o livro da Vanessa Sievers de Almeida, "Educação em Hannan Arendt". Também recomendo o curso da USP chamado "Tópicos de epistemologia e didática" (disponível no YouTube) que discorre sobre Arendt e educação em alguns momentos.

A educação para o Paulo Freire é algo muito denso para uma simples resposta. Em suma, pela minha leitura (que apreciei muito) da "Pedagogia do Oprimido", a educação para o Paulo Freire diz respeito à criação da autonomia e consciência no educando.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais