Buscar

Qual a diferença entre diastereoisômeros e enantiômeros?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Enantiômeros são as moléculas quirais que são imagens espelhadas uma da outra e não são sobreponíveis. Uma molécula quiral possui uma imagem que não é igual à sua imagem especular e é tipicamente caracterizada por um centro de carbono com 4 átomos diferentes ligados a ela. Esses átomos devem ser quimicamente distinguíveis para uma molécula ser qualificada como um quiral e, portanto, um enantiômero. O carbono tetraédrico ao qual os diferentes átomos estão ligados é chamado de estereocentro.

Diastereômeros são os compostos estereoisômeros com moléculas que não são imagens espelhadas uma da outra e que não são sobreponíveis. O exemplo perfeito de diastereômeros é quando você olha para as estruturas dos isômeros cis e trans.

Ao contrário dos enantiômeros, os diastereoisômeros possuem propriedades físicas e químicas diferentes. Os diastereeros possuem dois estereocentros, pelo que a outra estrutura molecular pode imitar configuraes de enantieros enquanto a outra tem a mesma configurao. Isso é o que os distingue dos enantiômeros porque não há como essas estruturas serem imagens espelhadas umas das outras.

 

4
Dislike0
User badge image

Mateus Mofardini

Um é isomero cis e outro é trans No cis os ligantes ficam do mesmo lado E no trans em lados opostos
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais