Buscar

como a bioquimica e utilizada para descrever os processos biológicos?

processos biológicos

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Fernandes

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/bioquimica

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A bioquímica pode ser definida como um estudo sistemático das biomoléculas, e dos fenômenos químicos e físico-químicos envolvidos, nos sistemas biológicos. A bioquímica foi capaz de demonstrar através das pesquisas realizadas pelos bioquímicos, que a vida é um sistema químico complexo, e simplesmente existe em virtude da união entre elementos simples.

A bioquímica é uma área interdisciplinar da ciência, capaz de utilizar inúmeros conceitos elucidados por outras ciências para explicação do surgimento e da continuidade da vida. Um exemplo disso é o fato de que os físicos no início do século XX descobriram que a difração de raios X era capaz de determinar a estrutura tridimensional das biomoléculas. A astronomia, a geologia, a química e a física fornecem importantes chaves para auxiliar os bioquímicos na obtenção de respostas para perguntas até então sem solução concreta.

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais