Buscar

Explique a frase "O ciclo de Krebs é uma via metabólica anfibólica"

...

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O ciclo de Krebs é considerado uma rota anfibólica pois possui reações catabólicas e anabólicas.  Ou seja, ele é responsável por receber produtos dos processos catabólicos e por fornecer outros para os processos anabólicos. Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coenzima-A, substância originada na glicólise em conseqüência da ação catabólica da enzima desidrogenase sobre o piruvato (molécula altamente energética), produzindo duas moléculas de CO2. O produto dessa oxidação origina uma molécula de citrato, mediador de um composto com cinco carbonos (cetoglutarato), que durante o percurso desse ciclo é quebrado liberando prótons receptados pelo NAD (aceptor intermediário de hidrogênios). A degradação contínua e o cetoglutarato formam o alfa-cetoglutarato, molécula menos energética contendo quatro carbonos. No entanto, ainda quebrada, libera mais H+, recolhidos nesse momento pela molécula de FAD, finalizando o processo com a restituição do ácido oxalacético, enzima iniciadora do ciclo.
Além do dióxido de carbono são produzidos íons H+, conforme mencionado são absorvidos pelo NAD e FAD (NADH e FADH2), destinados às cristas mitocôndriais, onde ocorre a cadeia respiratória e produção de ATP.

8
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O ciclo do ácido cítrico ou de Krebs é uma rota anfibólica, ou seja, possui reações catabólicas e anabólicas, com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.

15
Dislike4
User badge image

Guilherme Pereira

Significa que ele participa tanto de processos de sintese quanto de degradação.

6
Dislike0
User badge image

Magno Lúcio

Anfibólico porque em condições de necessidade energética tem se reações de oxiredução do ciclo que contribuirão para a produção de eergia (NADH, FADH2 e GTP). Quando se tem energia suficiente a disposição das células, o ciclo fornece material para as vias anabolicas (Citrato, ortoacetato)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais