Buscar

Explique a frase "O ciclo de Krebs é uma via metabólica anfibólica"

...

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O ciclo de Krebs é considerado uma rota anfibólica pois possui reações catabólicas e anabólicas.  Ou seja, ele é responsável por receber produtos dos processos catabólicos e por fornecer outros para os processos anabólicos. Esse ciclo composto por oito reações controladas enzimaticamente, a partir da degradação por oxidação, uma reação do ácido oxalacético com a acetil-coenzima-A, substância originada na glicólise em conseqüência da ação catabólica da enzima desidrogenase sobre o piruvato (molécula altamente energética), produzindo duas moléculas de CO2. O produto dessa oxidação origina uma molécula de citrato, mediador de um composto com cinco carbonos (cetoglutarato), que durante o percurso desse ciclo é quebrado liberando prótons receptados pelo NAD (aceptor intermediário de hidrogênios). A degradação contínua e o cetoglutarato formam o alfa-cetoglutarato, molécula menos energética contendo quatro carbonos. No entanto, ainda quebrada, libera mais H+, recolhidos nesse momento pela molécula de FAD, finalizando o processo com a restituição do ácido oxalacético, enzima iniciadora do ciclo.
Além do dióxido de carbono são produzidos íons H+, conforme mencionado são absorvidos pelo NAD e FAD (NADH e FADH2), destinados às cristas mitocôndriais, onde ocorre a cadeia respiratória e produção de ATP.

8
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O ciclo do ácido cítrico ou de Krebs é uma rota anfibólica, ou seja, possui reações catabólicas e anabólicas, com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.

15
Dislike4
User badge image

Guilherme Pereira

Significa que ele participa tanto de processos de sintese quanto de degradação.

6
Dislike0
User badge image

Magno Lúcio

Anfibólico porque em condições de necessidade energética tem se reações de oxiredução do ciclo que contribuirão para a produção de eergia (NADH, FADH2 e GTP). Quando se tem energia suficiente a disposição das células, o ciclo fornece material para as vias anabolicas (Citrato, ortoacetato)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes