Buscar

O que é o processo de Saúde-Doença? E quais são os modelos explicativos para ele?

💡 5 Respostas

User badge image

Wellington Manoel

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf nesse link você encontra um material muito bom sobre o assunto.

espero que ajude!!

3
Dislike0
User badge image

Allana Borges

Primeiramente, os modelos, são as construções teóricas que nos permitem refletir melhor sobre a realidade, sabendo-se que essa última, com suas grandes contradições, é mais rica, mais profunda que os modelos explicativos.

Existem quatro modelos de saúde-doença, sendo eles, respectivamente: biomédico, processual, sistêmico e socioculturais.

O modelo biomédico, considera a doença como resultante da agressão de um agente etiológico a um organismo. Essas doenças podem ser infecciosas e parasitárias.  O conceito biomédico de doença pode ser definido como: “desajustamento ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto (...)”. Dessa forma, o modelo Biomédico se aplica a organismos de todas as espécies e por isso deve ser analisado em termos biológicos, e podem ser abordados a partir de duas perspectivas: Patológicas, que valoriza o mecanismo causador das doenças, infecciosas e não-infecciosas; e Clínica-médica, que privilegia uma abordagem terapêutica de sinais e sintomas, crônicas e agudas.

Já o modelo Processual, é o conjunto de processos interativos que criam estímulo patológico no meio ambiente, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Tem como objetivo principal, consistir em dar sentido aos diferentes métodos de prevenção e controle de doenças e problemas de saúde. E a expectativa é que a produção do conhecimento epidemiológico possibilite a prevenção. Para isso, existem os domínios que são o meio externo, onde atuam agentes e determinantes e o meio externo, onde se desenvolve a doença. É válido ressaltar também, a evolução dos processos patológicos em períodos consecutivos que se articulam e se complementam.

O modelo Sistêmico, inclui os seres vivos e seres inanimados em interação dinâmica, ou seja, pode-se denominar como ecossistema. O ecossistema envolve o homem e inclui necessariamente suas relações específicas com outros seres vivos, animais e vegetais, as deste entre si, e as de todos eles com substrato inanimado formado do ambiente, no seio do qual se processa vida e suas interações. Diferente do modelo biomédico que olha para as partes, o modelo sistêmico tem o olhar para o serviço de saúde, contemplando um conjunto de ações, identificando assim, sua relação com o causador da doença.

O modelo Socioculturais, se aplica na condição biologicamente e socialmente alterada, podendo ser visto como o correto e o indesejável. As representações sobre a doença constituem, elementos de manifestação de sua origem social e das condições sociais de conhecimento. Um exemplo seria, que durante um processo de medicalização, a condição do enfermo é reduzida ao nível biológico individual, desconsideram assim, a sua dimensão social, política e histórica.  

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Com relação ao processo saúde-doença, podemos classificá-lo da seguinte forma: é uma terminologia presente nas áreas que envolvem biologia/bioquímica e que é utilizada para designar todas as possíveis variáveis que envolvem a saúde e doença presentes em um indivíduo ou em uma população, ou seja, podemos afirmar que o processo de saúde-doença tem a função principal de estudar os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais e, com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma enfermidade; um conceito abrangente que busca respostas em diversas áreas do conhecimento.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados