Buscar

Desenvolvimento

De que forma o transporte polar de auxinas está relacionado ao fototropismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Rossana Sena

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz ( fototropismo ). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz. Caule: o excesso de auxinas estimula o alongamento celular ( fototropismo positivo ) Raíz: o execsso de auxinas inibe o alongamento celular ( fototropismo negativo )

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A regulação do transporte de auxinas polares é central em um processo como o gravitropismo . Esse processo, que garante que a raiz cresça para baixo, depende da redistribuição de auxina pelas células da columela (as células localizadas na ponta da raiz). Essas células respondem à gravidade por organelas especiais, os estatólitos , que redistribuem a auxina da vasculatura para a epiderme da raiz e a calota lateral da raiz.

Esses tecidos transportam a auxina de volta à zona de alongamento, onde ela regula o alongamento celular. Quando o gradiente gravitacional não está alinhado com o eixo das células da columela (porque a raiz não é vertical), as proteínas PIN se movem para o lado da membrana celular que é gravitacionalmente mais baixa.

Isso faz com que mais auxinas fluam para o lado inferior da raiz. Uma vez na zona de alongamento, a auxina extra inibe o alongamento celular e faz com que a raiz se reoriente para baixo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais