Buscar

07) Explique a diferença entre as teorias Científica e Clássica.

fisio

💡 3 Respostas

User badge image

Isabel Lemos

Teoria Cientifica:

 Idealizada por Frederick W. Taylor, nos EUA, no início do Século XX. Taylor baseou seu sistema administrativo em seus estudos de tempo de linha de produção.

 

            Teoria Clássica: Surgiu da necessidade de descobrir diretrizes para a administração de organizações complexas como as fábricas.Henry Fayol (1841-1925), na França, foi o primeiro a sistematizar o Comportamento Administrativo. Segundo ele, o sucesso se dava não à sua capacidade administrativa mas aos métodos por ele empregados.

4
Dislike0
User badge image

Gracielle Schuster

A Administração Científica envolve os conceitos trazidos por Taylor e possuem grande ligação com a Revolução Industrial.

Seus principais aspectos abrangem a divisão do trabalho com vistas a garantir a eficiência máxima da produção, o estudo dos tempos e movimentos que otimizam o processo produtivo, o trabalho repetitivo e rotineiro e a visão do homem (operário) cuja única motivação para o trabalho seria a contraprestação financeira.

Também é dessa Teoria a célebre frase: " o homem como apêndice da máquina", o que quer dizer que o operário não possuía importância em si mesmo, pois era visto apenas como um mero coadjuvante da máquina na linha de produção.

Um exemplo clássico que ilustra muito bem essa Teoria de Taylor é o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.

Muitas empresas que utilizam o sistema de linhas de produção fazem uso dos princípios da Administração Científica de Taylor, tais como as montadoras de carros, por exemplo.

A Teoria Clássica surgiu paralelamente e teve como grande expoente Henri Fayol.

Ao contrário da Teoria da Administração Científica, que concentrou os seus estudos na divisão do trabalho e na mecanização da produção, a Teoria Clássica começou a vislumbrar as funções do administrador, traduzidos por planejar, organizar, comandar e controlar.

Além disso, Fayol também observou a organização como um todo e dividiu-a em seis departamentos (departamentalização) que compreendiam as funções básicas da empresa, a saber: as técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas, diferentemente de Taylor que não havia contemplado isso em seus estudos.

Outras características surgem com Fayol em sua Teoria, que contemplam a unidade de comando (gerência), a ordem, a hierarquia, a remuneração, a equidade, a autoridade e a responsabilidade, além de um novo item que é o espírito de equipe, algo que não havia nos estudos de Taylor

Como se vê, a Teoria Clássica evoluiu muito em relação à Teoria da Administração Científica.

Contudo, esta última foi e é importantíssima para a Administração, pois ela iniciou os estudos sobre as questões da produção e de como melhorar os processos.

Um ponto em comum entre as duas é que ambas são Teorias de sistemas fechados, isto é, não consideram o meio ambiente externo à organização como fator importante. Suas Teorias enxergam somente a empresa como se ela estivesse isolada.

2
Dislike0
User badge image

Beatriz Westhauser de Alexandre

SNloagdsiogudsxaipahsxp\hzxp\hx

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais