Buscar

diferenças entre esquema de reforço continuo e intermitente?

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Hannah Santos Pereira

reforço contínuo é quando a resposta a um determinado estímulo é sempre reforçado, por exemplo, sempre que eu aperto o botão de ligar do controle remoto de TV, o aparelho liga. Ou seja, 1 comportamento = 1 reforço, faz com que a frequencia de resposta aumente, porque a "certeza" do reforço, faz com que a pessoa repita sempre a ação.
reforço intermitente é quando as vezes a resposta é reforçada, as vezes não. Por exemplo, num jogo de baralho. Você pode ganhar, como pode não ganhar a partida, a intermitência é variável, já que não segue um padrão: irá depender tanto da sorte como das habilidades do jogador. Na análise experimental do comportamento, pode seguir padrões: 5 vezes que o rato aperte o botão e não ganhe água, na sexta ganha. Ou seja, o padrão de reforço intermitente pode ser de razão fixa (razão: número de respostas: 5 apertos sem água, 1 aperto com água, 5 apertos sem água, 1 aperto sem água...); ou então, de intervalo fixo (intervalo: tempo: ligar a TV para assistir determinada novela, porém, não poderá ligar a TV em qualquer horário, pois a novela passa em um horário determinado e estipulado. Portanto, ele só será reforçado se ligar a TV após um intervalo de tempo).

2
Dislike0
User badge image

Melina Mello

No esquema de reforçamento contínuo, toda resposta é seguida do reforçador. As respostas são sempre seguidas de reforçador, ou seja, são continuamente reforçadas. Já no esquema de refoçamento intermitente, algumas respostas são reforçadas e outras não.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais