Buscar

Como a desvalorização da moeda nacional beneficiou o início da industrialização em 1930?

💡 2 Respostas

User badge image

Elisângela Elis

A desvalorização da moeda nacional encarecia produtos importados. Esse fato tinha dois efeitos diferentes sobre a industrialização: O encarecimento dos produtos importados fazia com que o mercado consumidor ae voltasse para produtos fabricados no país, beneficiando desse modo a indústria brasileira. O encarecimento das máquinas e dos equipamentos importados dificultava a instalação de novas fábricas, prejudicando a nossa indústria.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A instabilidade cíclica atinge, em alguns momentos, dimensões e consequências significativas, que abalam profundamente um grande número de países, configurando crises econômicas mundiais. Assim, podemos classificar a Primeira Grande Depressão (1873-96) como a primeira dessas crises globais. A Segunda Grande Depressão (1929-33), também chamada de Grande Depressão, foi o período histórico de maior redução do nível de atividade em quase todos os países do mundo, com excessão da URSS. Segundo Hobsbawm, destruiu o liberalismo econômico por meio século, pois o mundo que emergiu da Depressão foi marcado pelas políticas intervencionistas de inspiração keynesiana e pela busca da construção do estado de bem-estar social (welfare state) nos países desenvolvidos. Quando a crise mundial de 1929 atingiu a cafeicultura, esta se encontrava em situação extremamente vulnerável. Para uma produção de 28 milhões de sacas, apenas 14 milhões foram exportadas. A política de defesa do café, sem mecanismos efetivos para conter a superprodução, só agravava esse desequilíbrio. Nossa economia ainda era imensamente dependente do café – uma de suas únicas rendas – portanto, mais uma vez, lançou-se mão do mecanismo cambial para sua defesa. Entretanto, o preço continuava caindo. Evidentemente a preservação da renda dos cafeiculores era paga pelo conjunto da sociedade (“socialização das perdas”, nos termos de Celso Furtado). Essas medidas não foram suficientes, assim, o governo tomou a decisão de utilizar uma solução econômica lógica, embora aparentemente absurda: a diminuição da oferta de café pela queima de excedentes (cuja compra era financiada por impostos sobre a exportação de café e pela pura e simples expansão do crédito). Devido a esse mecanismo de defesa de renda da cafeicultura, a queda na renda nacional foi da ordem de cerca de 30%, um valor razoável se comparado à economia americana que declinara 50%.

 

Fonte: https://fichasmarra.wordpress.com/2010/12/08/faq-crise-de-1930-e-o-avanco-da-industrializacao-brasileira/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais