Buscar

O que é o espaço periplasmático encontrado na parede celular de algumas bactérias?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

É um espaço entre a membrana externa e a membrana plasmática presente em bactérias G-, sendo que este contém uma alta concentração de enzimas de degradação e proteínas de transporte.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

periplasma, ou espaço periplasmático, é um tipo gel concentrado matriz no espaço entre o interior citoplasmática da membrana e a membrana externa bacteriana chamada o espaço periplásmico em gram-negativas bactérias. Usando microscopia crio-electrónica verificou-se que um espaço periplasmático muito menor também está presente em bactérias gram-positivas


O periplasma pode constituir até 40% do volume celular total de bactérias gram-negativas, mas é uma porcentagem muito menor em bactérias gram-positivas. Embora as bactérias sejam convencionalmente divididas em dois grupos principais - gram-positivos e gram-negativos, com base em sua propriedade de retenção de Gram-mancha - este sistema de classificação é ambíguo, pois pode se referir a três aspectos distintos, que não necessariamente coalescem para algumas espécies bacterianas


Estas bactérias distinguem-se umas das outras com base na presença ou ausência de uma membrana lipídica externa, que é uma característica mais fiável e fundamental das células bacterianas.

Fonte: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/bacterias-gram-negativas/

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O periplasma, ou espaço periplasmático, é um tipo gel concentrado matriz no espaço entre o interior citoplasmática da membrana e a membrana externa bacteriana chamada o espaço periplásmico em gram-negativas bactérias. Usando microscopia crio-electrónica verificou-se que um espaço periplasmático muito menor também está presente em bactérias gram-positivas.


O periplasma pode constituir até 40% do volume celular total de bactérias gram-negativas, mas é uma porcentagem muito menor em bactérias gram-positivas. Embora as bactérias sejam convencionalmente divididas em dois grupos principais - gram-positivos e gram-negativos, com base em sua propriedade de retenção de Gram-mancha - este sistema de classificação é ambíguo, pois pode se referir a três aspectos distintos, que não necessariamente coalescem para algumas espécies bacterianas.


Estas bactérias distinguem-se umas das outras com base na presença ou ausência de uma membrana lipídica externa, que é uma característica mais fiável e fundamental das células bacterianas.

Fonte: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/bacterias-gram-negativas/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais