Buscar

Qual o conceito de saúde e doença?

💡 2 Respostas

User badge image

ana carolina ribas

Saúde é um estado de completo bem - estar físico, mental e social e não só ausência de afecções e enfermidades.

Doença seria tudo aquilo que afetasse o bem-estar físico, mental e social.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou de fragilidade física ou mental (OMS 1948) Apesar de abstrata, a definição enfatiza a relevância das dimensões psicológica e social na saúde.


Ela é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Logo, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.


Já doença,  é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão.Os fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de doenças são: agentes infecciosos, suscetibilidade genética, estilo de vida, estresse ambiental, fatores ambientais, outros.


Portanto, resumindo, Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou de fragilidade física ou mental e doença  é uma interrupção, parada ou desordem das funções corporais ou de um órgão.

 

Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931996000100002

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais