Buscar

explique como é realizada a fadiga em central ou periférica.

.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Fadiga geralmente é definido como um comprometimento na habilidade de produzir força muscular na presença de uma sensação de esforço. A fadiga pode ser atribuída à uma série de fatores ligadas a via motora, e pode ser dividida em central e periférica. A fadiga central ocorre devido à um declínio nos processos que ocorrem no SNC, já a periférica está relacionada diretamente à região muscular.

 

A fadiga periférica ocorre por exemplo nas contrações isométricas máximas de um grupo muscular único, como por exemplo em exercícios de musculação. Para atividades de longa duração, onde a intensidade é moderada ou leve, a fadiga central é predominante.

 

Um estudo com ciclistas avaliou em momentos diferentes os participantes completando as distancias de 4, 20 e 40km, no menor tempo possível. Eles foram avaliados em relação à função neuromuscular, além de avaliação cardiorrespiratória, lactato, potência e sensação de esforço. Uma maior fadiga periférica foi evidenciada no teste de 4km, no qual os atletas realizaram uma força significativamente maior, enquanto que a fadiga central foi maior nos 40km, com redução da ativação voluntária do nervo motor e redução do estímulo cortical.

 

Assim, a intensidade limite, que pode ser dado por um pace na corrida ou potencia na bike, marcam a barreira entre um exercício sustentável ou não em termos de fadiga periférica. Exercícios de alta intensidade levam à uma ruptura da homeostase intramuscular e desenvolvimento de fadiga local, impossibilitando sua manutenção por períodos mais prologados. Já nos exercícios de maior duração, nos quais a produção de lactato é aumentada porém estável, o grau de fadiga periférica é pequeno.

0
Dislike0
User badge image

Jennifer

A fadiga central ocorre devido à um declínio nos processos que ocorrem no SNC, já a periférica está relacionada diretamente à região muscular

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais