Buscar

Qual a rota bioquímica afetada pela acidose ruminal?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Acredito eu que afetará a Glicólise aeróbica. Todos os tecidos têm capacidade de produzir lactato por glicólise anaeróbica, muito embora não seja a rota preferencial, pois mais ATP é obtido mediante a completa oxidação do piruvato via glicólise aeróbica. Entretanto, os tecidos respondem com uma elevação na geração de lactato quando a oxigenação é inadequada. As rotas metabólicas de utilização do lactato são: duas: oxidação total até CO2 e H2O e síntese de glicose no fígado, via gliconeogênese. Ambos os processos demandam oxigênio, logo, em condições de baixa disponibilidade de oxigênio, não somente aumenta a produção de lactato, como também diminui a sua metabolização (GONZÁLEZ & SILVA, 2006). Espero ter a.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Acidose ruminal é uma doença metabólica geralmente aguda, causada pela ingestão de grãos ou outros alimentos altamente fermentáveis em grandes quantidades. Segundo Pacífico Antônio Diniz Belém, professor do Curso a Distância CPT Enquanto o Veterinário não Chega - Atendimento a Bovinos, em Livro+DVD e Curso Online, "A acidose ruminal é caracterizada por perda do apetite, desidratação, diarreia, depressão e, quando não é efetuado o tratamento curativo, pode levar à morte". A doença também é conhecida como: Indigestão Aguda por Carboidratos em Ruminantes, Sobrecarga Aguda por Grãos, Impactação Ruminal Aguda, Sobrecarga Ruminal, Acidose Láctica,Indigestão Tóxica, Indigestão Ácida.

A doença ocorre geralmente nos casos de mudanças bruscas no regime alimentar, de forma que o consumo de grãos é aumentado sem adaptação prévia da microflora ruminal, ou pelo alto consumo acidental de grãos pelo gado que tem acesso a grandes quantidades de grãos armazenados (ex.: animais que arrombam depósito de grãos; auxiliar desinformado que fornece grande quantidade de grãos), como grãos finamente moídos (trigo, cevada, milho). Também ocorre quando os bovinos são colocados em pasto verde, com milho verde deixado no solo, quando recebem restos de grãos perdidos durante a trituração, ou quando ocorre alimentação irregular com grandes quantidades de outros alimentos menos comuns (pão, massa de padaria, resíduos de cervejaria, soluções concentradas de sacarose usadas em apicultura, maçãs, peras, batatas beterraba, soro de leite). 

O diagnóstico deve basear-se na observação dos sinais clínicos acima descritos (depressão, anorexia, incoordenação etc.), associados a um histórico de alimentação com grandes quantidades
 de grãos ou outros alimentos facilmente fermentáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais