Buscar

Explique de forma generalizada...

Alguem poderia me ajudar nessa questão:

Explique de forma generalizada, como nossas células são capazes de converter diferentes formas de energia provenientes do ambiente, em alteracões do potencial trasmembranas?

💡 1 Resposta

User badge image

Bia D Alkmin

Toda captação de energia existente em nosso corpo é realizada pela célula especializada do tecido nervoso - o neurônio. Para cada modalidade de energia existe um receptor específico como é o caso dos terminais na pele que captam pressão, calor, entre outros. Também há os neurônios sensitivos (ou aferentes) mais comuns, participantes do arco reflexo.

As mais diversas formas de energia são transmitidas pelos neurônios através de estímulos eletroquímicos (ou seja, energia química e/ou elétrica). Esses estímulos precisam de vários processos neuronais que podem gerar um potencial de ação, transmição do impulso nervoso e a possível formação do complexo dogra-receptor. É nesse ponto que encontram-se as células.

A membrana celular, formada por uma bicamada lipídica, possui proteínas que funcionam como receptores específicos de neurotransmissores (produtos do impulso nervoso) presentes na fenda sináptica. A partir do momento em que o neurônio libera os neurotransmissores na fenda, o sucesso na formação do complexo droga-receptor e  o metabolismo desses depende de diversos fatores intrínsecos à célula em que esses neurotransmissores vão atuar.

Quando a formação do complexo droga-receptor é efetiva, essa proteína receptora ativa diversos efeitos na célula, alterando assim, em maior ou menor grau, o seu funcionamento. Essa alteração, deta vez intracorpórea, é novamente percebida por neurônios específicos que enviam a informação ao SNC (sistema nervoso central) ao qual caberá o processamento da informação e uma possível resposta a ela.

Tudo isso ocorre em frações de segundos, com o auxílio da mielinização dos axônios; a qual gera impulsos saltatórios.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais