Buscar

É correto afirmar que de toda interlocutória caiba recurso de Agravo de Instrumento? Porque? Se sim, dê um exemplo.

Cabimento de Agravo de Instrumento.

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Caieiro

nem sempre. Só caberá agravo de instrumento, quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida.

Art. 522. Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento. (CPC de 73).

Um exemplo seria a denegação de determinado pedido tutela antecimapa para uma senhora que nescessita de medicamento de elevado custo. Essa decisão negativa é originária de uma decisão interlocutória e por isso passivel do recurso de AGRAVO. É notorio a possibilidade de perda do bem jurídico pleiteado, com isso o recurso, além de possivel, é estritamente nescessario.

3
Dislike0
User badge image

Gabriel Rodrigues

Erradíssimo rsrs. Com o novo CPC a recorribilidade das decisões interlocutórias foi restringida, de modo que o art. 1.015 trouxe um rol taxativo para as hipóteses em que a decisão interlocutória poderá ser impugnada por meio de recurso de agravo. Desta maneira, nos procedimentos de conhecimento, proferida uma dec. interlocutória que não esteja contemplada no referido rol, poderá ser impugnada somente em sede de preliminar de recurso de apelação, operando-se o fenômeno da preclusão elástica, já que o prazo para recorrer tem sua contagem iniciada somente após sentença. Importante destacar que o rol não se aplica às fases de liquidação de sentença, cumprimento de sentença, em processos de execução e de inventário, conforme preleciona o parágrafo único do art. 1.015.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais