Buscar

Qual a diferença entre DIREÇÃO e LIDERANÇA?

Relacionando os dois casos.

💡 1 Resposta

User badge image

Jussara Prado

A liderança pode ser definida como um processo pelo qual uma pessoa tenta levar os membros de uma organização a fazer algo que ela deseja. A liderança precisa ser encarada como um processo de influência.

Não podemos considerar a liderança como associada ao papel de gerente/direção. Uma pessoa pode ser um gerente excepcional sem, na realidade, ser líder de um grupo de trabalho. Liderança implica em algo a mais do que mera responsabilidade por supervisão ou autoridade formal. A liderança é a influência incremental, ou adicional, que uma pessoa detém além de sua autoridade formal. Influência incremental pode existir em graus variados, em todo participante de um grupo de trabalho. Não é incomum encontrarmos situações nas quais um subordinado que não tem autoridade formal, possuir uma influencia incremental substancial. Ou seja, um líder informal. Muitas vezes, ele é valioso para seu grupo, porque consegue ajudar os colegas de diferentes maneiras. Um líder informal pode ter maior especialização técnica do que o líder formal; Ou até, determinadas aptidões sociais especiais capazes de manter ou melhorar a moral do grupo.

Pode acontecer de os valores de um líder informal não coincidirem com os do formal. Algumas vezes, ele pode incentivar os colegas a serem menos produtivos ou mais exigentes, a fim de obter maiores retribuições do líder formal. Ao agir assim, ele pode se tornar um oponente político. É óbvio que a presença de um líder informal não é algo bom ou ruim. Seu valor definitivo dependerá se ele vai apoiar ou se opor às metas da organização.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais