Buscar

Sobre a retroatividade/irretroatividade da lei penal, qual é a regra? Quando ocorre a exceção?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

A regra é que a lei não pode retroagir salvo para beneficiar o réu. Porém há exceções, como no caso de crime continuado em que a lei mais grave é aplicada caso ela tenha entrado em vigor antes da cessação da continuidade. No crime permanente a mesma coisa, aplica a lei mais severa mesmo que lei posterior seja mais favorável. Súmula 711 STF. Irei te passar um resumo que menciona toda essa parte.
1
Dislike0
User badge image

Élio Miranda Azevedo

E quando surge, após o fato criminoso, uma súmula desfavorável, digo, mais severa, como fica?
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A irretroatividade da lei penal é a regra, pois, a lei posterior não pode incidir em casos anteriores no direito penal. A exceção é se essa lei posterior for mais benéfica ao réu, dessa maneira ela irá retroagir para alcançar fatos já consumados beneficiando o agente criminoso. Essa regra penal está no artigo 5º XL da Constituição Federal de 1988 que dispõe "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu" e também está no artigo 2º caput e seu parágrafo único ambos do Código penal que dispõe:  "Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado".  

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais