Buscar

Explique o Crime Preterdoloso

:)

💡 4 Respostas

User badge image

Mateus Pontin

Crime preterdoloso é aquele em que o agente realiza uma conduta dolosa, sofrendo uma agravação de pena em decorrência de um resultado que não desejou, mas o produziu por imprudência, negligência ou imperícia. Resumindo, afirma-se, simplesmente, que há dolo no antecedente e culpa no consequente (exemplo de crime preterdoloso é o de lesão corporal seguida de morte, art. 129 § 3º do CP).

Acesse: http://puranocaododireito.blogspot.com.br/

 

2
Dislike0
User badge image

Thiago Rocha

O crime preterdoloso, também chamado de crime híbrido, está previsto no artigo 19, do CP com a seguinte redação:

Art. 19 - Pelo resultado que agrava especialmente a pena, só responde o agente que o houver causado ao menos culposamente.

No crime preterdoloso, o agente pratica um crime distinto do que havia projetado cometer, advindo resultado mais grave, decorrência de negligência, imprudência ou imperícia. Cuida-se, assim, de espécie de crime qualificado pelo resultado, havendo verdadeiro concurso de dolo e culpa no mesmo fato [dolo no antecedente (conduta) e culpa no consequente (resultado)].

O dispositivo legal indica a existência de casos em que o resultado qualificador advém de dolo e culpa. Apenas no segundo caso fala-se em delito preterintencional (preterdoloso). Quando o resultado mais grave advém de caso fortuito ou força maior, não se aplica a qualificadora, ainda que haja o nexo causal.

Por fim, os crimes preterdolosos não admitem a tentativa, pois neles o agente não quer, nem aceita, o resultado final agravador.

1
Dislike0
User badge image

Raffael Spicker

o agente age com um objetivo, mas atinge outro. Tendo dólo no antecedente e culpa no consequente.

Ex: João passa uma rasteira em Pedro (com a finalidade de derrubalo), porem Pedro, ao cair, bate a cabeça e vem a óbito.

João tem dólo na ação de tentar derrubar Pedro, e culpa na morte de Pedro.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais