Buscar

Como fazer a interpolacao topografica da curva de nivel?

💡 2 Respostas

User badge image

Mario Melquiades

É possivel obter as curvas através do Qgis com uma imagen raster

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A interpolação é o ato de fazer estimativas de valores intermediários entre dados precisos. O método mais comum usado para esse propósito é a interpolação polinomial. Há uma grande variedade de formas alternativas para expressar um polinômio interpolador. O polinômio interpolador por diferenças divididas de Newton está entre as fórmulas mais populares e úteis. Este método baseia-se na decomposição de um sólido em sólidos menores, mais fáceis de se calcular o volume. Estes sólidos são normalmente de base quadrada ou triangular. As áreas hachuradas indicam os triângulos semelhantes usados para deduzir a fórmula de interpolação linear. Dessa forma, o uso do intervalo menor reduz o erro relativo porcentual para εt = 33,3%. Ambas as interpolações estão mostradas na Figura Abaixo junto com a função verdadeira. Duas interpolações lineares para estimar ln 2.

Na prática o terreno é dividido em uma malha retangular e cada ponto desta malha tem sua cota calculada por um método de nivelamento. Em alguns casos pode ser necessário que o volume de corte seja igual ao volume de aterro (nivelamento). Para tanto calculamos uma cota de passagem (cp).

A interpolação linear é aplicada quando queremos saber a posição da cota de passagem no intervalo previamente identificado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais