Buscar

Deve-se usar amostragem neste caso? Por quê?

Uma pesquisa educacional procura determinar a eficácia de um novo método de alfabetização de adultos. Terminado o período de ensino, o rendimento é medido pelos resultados obtidos pelos alunos na leitura de um texto. a) Descreva a população de interesse. b) Deve-se usar amostragem neste caso? Por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Ernesto

Sim. Porque raramente se consegue obter a distribuição exata de alguma variável, ou porque isso é muito demorado ou às vezes porque consiste em um processo muito caro. Então usa-se a amostragem para estimar os parâmetros de uma população que você quer estudar que nesse caso são os alunos.  

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

a) A Alfabetização para os adultos é uma grande oportunidade, porque muitos adultos não tiveram a oportunidade de terminar seu ensino até o fim, principalmente os adultos que possuem mais idade.

Com a leitura de texto, podemos medir os resultados da alfabetização.


b) A amostragem é o processo de selecionar um grupo de indivíduos de uma população, a fim de estudar e caracterizar a população total.


A amostragem é útil, pois permite acompanhar um processo inverso que chamamos de generalização. Para conhecer um universo, o que fazemos é: (1) Extrair uma amostra do mesmo, (2) Medir um dado ou opinião, (3) Projetar no universo o resultado observado na amostra. Esta projeção ou extrapolação recebe o nome de generalização dos resultados.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais