Buscar

Diferencie renuncia, submissão e transação.

💡 2 Respostas

User badge image

Rosiane Reis

autocomposição é um método primitivo de resolução de conflitos entre pessoas e consiste em: um dos indivíduos, ou ambos, abrem mão do seu interesse por inteiro ou de parte dele. Portanto pode se afirmar que é um ajuste de vontades entre as partes (pressupondo pacificada e liberdade), onde pelo menos uma delas abre mão de seus interesses ou de parte deles. Podendo haver a participação de terceiros (árbitro ou mediador). A autocomposição pode ocorrer de três formas (as quais, de certa maneira, sobrevivem até hoje com referência aos interesses disponíveis):

  • DESISTÊNCIA - consiste em dar inicio á proteção do Direito lesado ou ameaçado de lesão, e desiste de protegê-lo (renúncia à pretensão).
  • SUBMISSÃO - consiste na aceitação de resolução de conflito oferecido pela parte contraria. (renúncia à resistência oferecida à pretensão)
  • TRANSAÇÃO - consiste na troca equilibrada e recíprocas entre as partes. (concessões recíprocas)

Todas essas soluções têm em comum a circunstância de serem parciais – no sentido de que dependem da vontade e da atividade de uma ou de ambas as partes envolvidas.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Direito processual civil esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2011.

4
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A renúncia se trata de ato unilateral de vontade, por meio do qual o titular de um direito dele abdica, não podendo requere-lo futuramente. Através da renúncia, uma das partes se retira definitivamente de determinada relação ou situação jurídica.

Na submissão, existe um conflito, cuja solução é proposta por uma das partes. Aderindo a outra parte integralmente ao proposto, ela estará se submetendo aos termos contidos. Assim, se trata da mera aderência à proposta da parte adversa.

Por fim, a transação significa uma solução equilibrada, elaborada por ambas as partes que, por meio de concessões recíprocas, concluem por um meio-termo que seja satisfatório a ambas, colocando fim na questão em análise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais