Buscar

O que é o Utilitarismo de Bentham, e de Mill?

Felicidade

💡 2 Respostas

User badge image

João Vitor Alves

Benthan foi o criador do conceito de Utilitarismo, que consiste na idéia do bem estar social, ou seja, não importa se o que é feito é prejudicial para alguns, mas sim se essa ação trará uma máxima felicidade para maioria, sendo assim, a "infelicidade" de alguns para o maior bem estar da sociedade é valido.

Exemplo disso era a prática dos romanos em lançar no Coliseu antigo cristãos para serem devorados por leões famintos. A maioria da sociedade se deliciava em ver o "pão e circo", então, mesmo que em detrimento dos cristãos, tal pratica era considerada válida.

Já Stuart Mill não concorda com esta racionalização, apostando por sua vez na qualidade, tanto quanto na quantidade. Assim, deve-se perceber, entre os vários tipos de prazer, quais são os melhores e mais valorosos. Desta forma, este filósofo cria uma espécie de hierarquia dos prazeres, na qual os intelectuais e afetivos estão acima dos sensíveis.

Atualmente o Utilitarismo se desdobra em várias direções. Seus principais seguidores, do século XVIII até nossos dias, são James Mill, discípulo de Bentham e genitor de John Stuart, Henry Sidgwick, J. C. Smart, Moore, Singer e Karl Poppers.

 

1
Dislike0
User badge image

Gabryel Nunes

Bentham afirmava que a pena deveria ser útil à sociedade, e não apenas uma forma de punir o delinquente. Não adiantava torturar e matar o deliquente, se aquela punição não tivesse real função social, que seria mais vantajoso colocar os malfeitores para prestar serviços àquele que foi lesado do que levá-los à forca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais