Buscar

No que consiste a Ação Direita de Inconstitucionalidade Interventiva?

Uma modalidade de ADIN.

💡 2 Respostas

User badge image

ValdecireAna Pichler Sychocki

 A Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva é caracterizada pelo fato de decretar a intervenção Federal ou Estadual. A intervenção poderá ser espontânea ou provocada, funcionando ora como ato político, ora como ato político-jurídico, havendo procedimentos e legitimados distintos.Como regra geral nenhum ente federativo pode intervir em qualquer outro, pois de acordo com artigo 18, caput da Constituição a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são autônomos.Embora vigore a autonomia dos entes federados, em certos casos, é admitida a intervenção de um ente sobre o outro ficando está suspensa.A ADI interventiva Federal tem como objetivo assegurar a observância dos princípios sensíveis indicados na Constituição Federal e a ADI interventiva Estadual assegurar a observância dos princípios indicados na Constituição Estadual, ou prover a execução da lei, de ordem ou decisão judicial. Para que ocorra a intervenção Estadual é necessário que a Constituição do Estado indique os seus princípios sensíveis. Na ADI interventiva Federal a União intervêm no Estado e na ADI interventiva Estadual o Estado que intervêm no município.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A ADIn interventiva é um dos pressupostos para a decretação da intervenção federal pelo Chefe do Executivo nas hipóteses previstas na CRFB. 

Segundo Selbach, "a ação direta de inconstitucionalidade interventiva possui dupla finalidade, pois pretende, juridicamente, a declaração de inconstitucionalidade formal e material de lei ou ato normativo, e politicamente, a decretação de intervenção federal no Estado-membro ou Distrito Federal exercendo um controle direto, para fins concretos".

Os efeitos possíves são: a declaração de inconstitucionalidade, e a decretação de uma intervenção, caso assim seja decidido através dos procedimentos determinados pelo ordenamento jurídico. 

Segundo Lenza, o entendimento atual é de que o objeto da ação é o mais amplo possível, podendo ser:

  • lei ou ato normativo que viole princípios sensíveis (como exemplo direito da pessoa humana); 
  • omissão ou incapacidade das autoridades locais para assegurar o cumprimento e preservação dos princípios sensíveis;
  • ato governamental estadual que desrespeite os princípios sensíveis;
  • ato concreto que viole os princípios sensíveis que estão expostos no artigo 34, VII, “a” - “e” da Constituição;
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais