Buscar

CINETICA/MECANICA ME AJUDEMMMM!!!

1)Um bloco de massa 1 kgé lancado da base de um plano inclinado com velocidade vo=10 m/s.O coeficiente de atrito entre as superficies é de 0.3.

a)Encontre a aceleracao do bloco.

b)Qual o tempo gasto para o bloco parar?

Obs: Na imagem há um plano com inclinacao de 30 graus e um bloco sendo lancado com a velocidade inicial de 10m/s

2)Na figura abaixo,(tem um bloco A apoiado sobre um plano com inclinacao de 30 e comprim 3 m.Na quina do plano incl ha uma polia em que tem um fio conectando o bloco A e a massa suspensa, o bloco B.A distancia entre a quina do plano inclinado e o solo é de 4 m)o bloco A parte do repouso no inicio do plano inclinado de comprimento igual a 3m.O coeficiente de atrito é 0.2 e as massas sao mA= 2 kg e mB= 5 kg.Ao chegar ao topo do plano, o fio se rompe e o bloco A inicia seu movimento de queda livre.

A)Qual a aceleracao do sistema?

B)Qual a velocidade do bloco A no topo do plano?

C)A que distancia o bloco A atinge o solo?

3)Observe a figra ao lado(obs:há um plano com inclinacao de 20 graus Sobre o plano há o bloco B e sobre ele o bloquinho A).As massas dos blocos sao mA= 1 kg e mB=3kg e o coeficiente de atrito estatico entre eles é Me 0.5.Nao existe atrito entre o bloco B e o plano inclinado.Encontrar a forca maxima que podemos aplicar sobre o bloco A de tal forma que o bloco B nao deslize sobre ele.

💡 1 Resposta

User badge image

Luiz Alves

Para questão 1 por decomposição de vetores a força que o corpo sobre na descida menos a força de atrito deve ser igual a velocidade inicial então força de atrito é igual ao coeficiente*a força Normal, a força normal é igual a força peso* o seno do ângulo no caso 30, força peso é massa*gravidade e a força que está agindo para o corpo descer é a decomposição do vetor m*g + a força de impulso inicial.

Então basta fazer (coeficiente de atrito)*massa*gravidade*seno(30)-((massa*gravidade*cossseno(30))+massa*aceleração =10.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais