Buscar

Defina Abono Pecuniario

:)

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Nunes

Abono pecuniário é a conversão em dinheiro, de 1/3 (um terço) dos dias de férias a que o empregado tem direito. O valor do abono deve ser calculado sobre a remuneração das férias já acrescidas do terço constitucionalmente garantido.

Logo, se um empregado tem direito a 30 dias de férias anuais, ele tem como opção, independente da concordância do empregador, de “vender” no máximo 10 desses dias, passando  a receber, então, a remuneração das férias acrescida do abono pecuniário.

A Consolidação das Leis Trabalhistas estabelece que o empregado que desejar converter 1/3 (um terço) de suas férias em abono pecuniário deverá requerê-lo ao empregador,  por escrito, até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.

3
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O abono pecuniário é conhecido popularmente como o ato de "vender as férias". Assim, o empregado que tem direito à férias poderá optar por abonar até 1/3 de suas férias, convertendo em dinheiro.

É uma opção do empregado e, portanto, não cabe ao empregador rejeitar o abono pecuniário.

Um exemplo esclarece melhor:

Lucas tem direito a 30 dias de férias e decide optar pelo abono pecuniário. Assim, ele somente irá usufruir de 20 dias de férias e receberá um valor, em dinheiro, relativo aos 10 dias que "vendeu" ao seu empregador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais