Buscar

o que é centro de massa?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Assis

Em física, o centro de massas é o ponto hipotético onde toda a massa de um sistema físico está concentrada e que se move como se todas as forças externas estivessem sendo aplicadas nesse ponto.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os termos "centro de massa" e "centro de gravidade" são usados ​​de forma sinônima em um campo de gravidade uniforme para representar o ponto único em um objeto ou sistema que pode ser usado para descrever a resposta do sistema a forças e torques externos . O conceito de centro de massa é o de uma média das massas avaliadas por suas distâncias a partir de um ponto de referência. Em um plano, isso é como o equilíbrio de um balanço sobre um ponto de pivô em relação aos torques produzidos.

O centro de massa é o ponto em que toda a massa pode ser considerada como "concentrada" com a finalidade de calcular o "primeiro momento", ou seja, a distância de massa. Para duas massas, esta distância é calculada a partir de:\(\boxed{({m_1} + {m_2}){x_{cm}} = {m_1}{x_1} + {m_2}{x_2}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais