Buscar

O que você entende como livre-arbítrio?

Segundo Farias Neto o livre arbítrio consiste na questão mais crítica e controversa da ética humana, para essa conceituação deve haver uma escolha entre o indeterminismo, em que o ser humano não e livre para determinar a sua conduta e seu destino, e o determinismo, em que o ser humano é livre para determinar a sua conduta e seu destino. 

Mas, mais uma vez, gostaria de ver respostas diferentes :)

💡 2 Respostas

User badge image

Emily Rayana da Cruz

A possibilidade de realizar ou não determinado ato. Se essa possibilidade for de alguma forma induzida, ter-se-á o vício do livre arbítrio, ou seja, livre-arbítrio é a possibilidade de escolher "livremente".

Para mim, não há que se falar em livre arbítrio quando as condições que cercam o indivíduo fazem-no adotar determinado comportamento em detrimento de outro.

Espero ter ajudado.

3
Dislike0
User badge image

Samuel Tessaro

Segundo os cristãos, é a condição que Deus dá ao homem para agir e ser livre, com capacidade para fazer as suas próprias escolhas, inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade divina. O Eterno tem poder para impedir que o homem faça o bem e o mal, no entanto deixa o caminho livre, cabendo ao homem decidir, sendo ele responsável por seus próprios atos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre-arb%C3%ADtrio

Essa é a minha definição padrão.Você é livre para fazer o que quiser, embora algumas escolhas tem consequências ruins.

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."

Pablo Neruda

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais