Buscar

Um guindaste puxa verticalmente para cima um bloco de concreto de massa 2 Kg, imprimindo ao mesmo uma força de intensidade 30N, num local onde g= 9,8

. Podemos afirmar que a aceleração resultante sobre o bloco é, em m/s2, igual a:

 

60

50

 

5

600

500

💡 4 Respostas

User badge image

Luiz Alves

primeiro vocẽ deve analisar as forças envolvidas, você tem uma força tração apontada para cima como força=massa * aceleração, mas como você tem uma força(peso) no sentido contrário, basta fazer tração-peso=0, então (massa*aceleração)-(massa*peso)=0, cortando a massa temos aceleração-peso que é a tua resposta.

1
Dislike0
User badge image

Roberta Limaa

Obrigada!!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolvermos está questão utilizaremos conhecimentos relacionados a mecânica, mais especificamente reconhecer os tipos de forças atuantes no bloco e a Segunda Lei de Newton, que é dada pela equação:


Primeiramente, façamos uma análise das forças que atuam sobre o bloco. Pelo enunciado vemos que a o guindaste exerce uma força vertical para cima no bloco,  enquanto há uma força peso apontada para baixo, com a mesma intensidade que a força gravitacional exercida pela terra. Através da Segunda Lei de Newton, teremos:


Para encontrarmos a força peso, utilizaremos a seguinte equação:


Encontrado o valor da força peso, podemos agora encontrar o valor da aceleração que o bloco adquiri através da força resultante. Substituindo os valores na equação a seguir:


Portanto, o valor da aceleração experimentada pelo bloco, através da força resultante é de  .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais