Buscar

O ausente, durante a sucessão provisória, perde a sua personalidade civil?

Direito Civil - parte geral

💡 2 Respostas

User badge image

CARLOS ALBERTO CERQUEIRA DOS SANTOS

A resposta para a pergunta é não. Os efeitos da ausencia e da sucessão provisória recaem sobre o patrimônio do ausente e não constituem hipotese de perda da personalidade.

Note o que é importante! não existe no ordenamento jurídico hipótese de perda da personalidade, ela e ínsita e essencial a ideia de pessoa humana. o que existe é a extinção pela morte, cuja presusnção nunca será absoluta! Ou seja, se o ausente aparecer, não ha que se falar em perda da personalidade, ele estará em pleno gozo de seus direito enquanto pessoa, mesmo diante da presunção que rende ensejo a sucessão definitiva! Não confunda, efeitos patrimoniais com existenciais.

Para melhor comprensão: CC/2002 artigos 6º ("existencia" da pessoa natural) e 2º (Personalidade com nascimento)

Discussão mais interessante acontece nos casos em que o ausente é casado. Com a declaração de morte presumida extingue-se o vinculo conjugal, 1571 §1. A viuva se casa novamente. Após, o ausente retorna... (mas isso é matéria pra outra pergunta :p)  

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Klélia Brenda

A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais