Buscar

qual a diferença entre sanção penal e sanção civil?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabi

Prestação é sinônimo de obrigação, e sanção, significa penalidade; Diante disso, havendo o descumprimento (inadimplemento) da prestação (obrigação), o inadimplente, sujeita-se a uma sanção civil (penalidade), prevista em lei; Os artigos 233/420, do Código Civil, cuidam das modalidades, transmissão, adimplemento (cumprimento), extinção (desaparecimento) e inadimplemento (descumprimento) das obrigações. A sanção é, uma medida legal que poderá vir a ser imposta por quem foi lesado pela violação da norma jurídica, a fim de fazer cumprir a norma violada, de fazer reparar o dano causado ou de infundir respeito à ordem jurídica 
A prisão civil é prevista em nossa Constituição para os casos de depositário infiel e injustificado não pagamento de prestação alimentícia. 
A sanção penal é mais rigorosa do que a sanção civil.A sanção penal é um tipo de restrição que a lei impõe ao direito individual do indivíduo. Diga-se o mesmo da prisão penal confrontada com a prisão civil. Logicamente, situação menos grave deve gerar sanção menos grave, relativamente à mais grave. Pena ou sanção penal é a imposição de perda ou restrição de bens jurídicos, prevista em lei e aplicada pelo Estado, por meio do órgão judiciário. A lei penal prevê três modalidades básicas de pena: privativa de liberdade, restritiva de direitos e multa.

4
Dislike0
User badge image

IZA

Não há mais a prisão civil do depositário infiel, súmula vinculante 25

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A sanção penal é encontrada em leis que regulam a matéria penal. Essa sanção pode ser uma pena privativa de liberdade, restritiva de direitos ou multa. Já a sanção civil é encontrada em leis que regulam normas civis, por exemplo, o Código Civil que declara nulo o casamento de ascendente com pessoas descendentes conforme o artigo 1.521 I do Código Civil. Nem  sempre uma sanção cível é uma sanção penal, como foi visto no caso anterior, entretanto, se esse casamento for de uma pessoa já casada além de ser um ilícito civil conforme o artigo 1.521 VI do Código Civil, também, será crime conforme o artigo 235 do Código Penal. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais