Buscar

Qual a diferença de ação de um cofator enzimático para um regulador alostérico

💡 2 Respostas

User badge image

Janaína V. Ferreira

O cofator enzimático é necessário ao funcionamento de uma ezima, e o regulador alostérico não, pois regula seu funcionamento.

Basicamente é isso.

Espero ter ajudado!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um componente não proteico de enzimas é chamado cofator. Se o cofator é orgânico, então é chamado de coenzima. As coenzimas são moléculas relativamente pequenas em comparação com a parte proteica da enzima. Muitas das coenzimas são derivadas de vitaminas. As coenzimas fazem parte do sítio ativo, pois sem a coenzima, a enzima não funcionará.

As coenzimas tomam parte na reação catalisada, são modificadas durante a reação e podem requerer outra reação catalisada por enzimas para restauração em seu estado original.

A cooperatividade é um fenómeno apresentado por enzimas ou receptores que têm múltiplos locais de ligação onde a afinidade dos sítios de ligação para um ligando é aumentada, cooperatividade positiva, ou cooperatividade negativa diminuída, após a ligação de um ligando a um local de ligação.

Também vemos a cooperatividade em moléculas de cadeia grande formadas por muitas subunidades idênticas (ou quase idênticas) (como DNA, proteínas e fosfolipídios), quando tais moléculas sofrem transições de fase, como fusão, desdobramento ou desenrolamento. Isso é chamado de cooperatividade de subunidades. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais