Buscar

Quais são os tipos de articulações existentes no corpo humano ?

tipos de articulações

💡 5 Respostas

User badge image

Samuel Tessaro

ARTICULAÇÕES 
As articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam. 

ARTICULAÇÕES FIBROSAS 
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. 

ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS 

Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises a cartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no plano mediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas como sínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral. 

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS 

A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isto é impossível quando entre elas interpõe-se um meio de ligação, seja fibroso ou cartilagíneo. Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulações, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia, ou líquido sinovial.

Fonte:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061211090939AAFsfqX

 

2
Dislike0
User badge image

Mauricio Teixeira

Fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O esqueleto é o nome dado para um conjunto de ossos e cartilagens interligados para constituir a estrutura do corpo humano. O mesmo apresenta diversas funções: proteção dos órgãos, sustentação, movimentação, armazenamento de íons, minerais, gorduras e a produção de células sanguíneas.

Por sua vez, os ossos são órgãos duros e esbranquiçados, formados por vários tipos de tecidos: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

Por fim, a articulação é formada pela junção de dois ossos, juntamente com os músculos esqueléticos, ligamentos e cápsula articular. Ossos dos tipos longos, curtos, planos e irregulares podem formar as articulações em diversas partes do corpo humano.

Daí, fundamentando-se no tipo de tecido que há na conexão entre os ossos, classifica-se as articulações em:

  • Fibrosas: caracterizadas por uma separação entre os ossos com tecido conjuntivo fibroso;
  • Cartilaginosas: caracterizadas por uma separação cartilaginosa entre os ossos;
- Sinoviais: caracterizadas pela presença de uma capsula preenchida com líquido sinovial que atua como um lubrificante entre os ossos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais