Buscar

o que sao alelos letais

exemplos de alelos letais

💡 5 Respostas

User badge image

Natalia Linhares Dias

Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante. Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alelos letais são genes que levam a morte do indivíduo antes mesmo dele nascer ou, no máximo, antes que ele atinja a maturidade sexual. O motivo desses genes serem assim é por conta de mutações aleatórias.


Nas plantas, temos como exemplo plantas que morrem ainda na fase jovem porque ela não desenvolveu pigmento, que é necessário para a realização da fotossíntese.


Nos seres humanos a acondroplasia é um clássico exemplo. Essa doença causa a morte do feto mas, caso a anomalia se manifeste de forma branda, ela causa nanismo. Outros exemplos são a fibrose cística e a distrofia muscular de Duchenne, que aparecem na infância. Já na vida adulta, a doença de Huntington é causada por um gene letal, onde o tecido nervoso se deteriora aos poucos até a morte do portador.


Portanto, alelos letais são genes que levam a morte do indivíduo antes mesmo dele nascer ou, no máximo, antes que ele atinja a maturidade sexual.

São exemplos de alelos letais os que causam a despigmentação de plantas, acondroplasia, fibrose cística, distrofia muscular de Duchenne e doença de Huntington.

1
Dislike0
User badge image

Geovana Gomes

Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante. Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador. é um gene que sofre uma mutação e seu aparecimento inviabiliza o embrião, ou caso o embrião sobreviva e atinja o estagio adulto, ele não irá contribuir com genes para a próxima geração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais