Buscar

) Por que o ciclo do ácido cítrico (CAC) é uma via comum para onde convergem todos os combustíveis metabólicos?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O ciclo do ácido cítrico é o centro metabólico central da célula. É a porta de entrada para o metabolismo aeróbico de qualquer molécula que pode ser transformada em um grupo acetila ou ácido dicarboxílico. O ciclo também é uma importante fonte de precursores, não apenas para as formas de armazenamento de combustíveis, mas também para os blocos de construção de muitas outras moléculas, como aminoácidos, bases nucleotídicas, colesterol e porfirina.

Um composto de quatro carbonos (oxaloacetato) condensa-se com uma unidade de acetila de dois carbonos para produzir um ácido tricarboxílico de seis carbonos (citrato). Um isómero de citrato é então descarboxilado oxidativamente. O composto de cinco carbonos resultante (α-cetoglutarato) também é descarboxilado de forma oxidativa para produzir um composto de quatro carbonos (succinato). O oxaloacetato é então regenerado a partir do succinato. Dois átomos de carbono entram no ciclo como uma unidade de acetila e dois átomos de carbono deixam o ciclo na forma de duas moléculas de dióxido de carbono.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais