Buscar

Como calcular Rendas ou Séries Uniformes?

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Santana

É fácil verificar que o valor presente PV de uma renda imediata, de n termos PMT, a uma taxa i, dada no mesmo período dos termos, é dado pela fórmula , onde: é o fator de valor presente de uma renda imediata de PMT para PV, que só depende de i e n. Para calcular PMT, vem: onde: é o fator de recuperação do capital de uma renda imediata de PV para PMT, que só depende de i e n. Exemplo 3.1 A loja Barateira vende certo eletrodoméstico em seis prestações mensais iguais de R$ 81,43, sendo a primeira, paga 30 dias após a compra. A taxa de juros do crédito pessoal da loja é de 4,5% am.Qual o preço à vista dessa mercadoria? Resolução: dados do problema: n = 6 meses; i = 4,5% am = 0,045 am; PMT = 81,43; PV = ? A partir da fórmula do valor presente, tem-se:

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na estatística, um tipo de distribuição de probabilidade em que todos os resultados são igualmente prováveis. Um baralho de cartas tem uma distribuição uniforme porque a probabilidade de desenhar um coração, um taco, um diamante ou uma pá é igualmente provável. Uma moeda também tem uma distribuição uniforme porque a probabilidade de obter cara ou coroa em um sorteio é a mesma.

Suponha que haja uma série de "n" pagamentos uniformes, uniformes e uniformemente espaçados, como um pagamento todo ano. Seja "A" o valor de cada pagamento uniforme. Seja "P" um único valor equivalente à série, com "P" ocorrendo um período antes do primeiro pagamento "A".

Observe que, embora "P" seja uma abreviação de "Presente", o valor único "P" pode realmente ocorrer no futuro, desde que ocorra exatamente um período antes do primeiro pagamento "A".

A relação entre P e A é: 

\(P=\frac{A\left[ {{\left( 1+i \right)}^{n}}-1 \right]}{\left( i{{(1+i)}^{n}} \right)} \)

Sendo assim, através da fórmula acima que calculamos as séries uniformes. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais