Buscar

SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE 2018/1

Avaliação Discursiva 1

1

Na perspectiva teórica de Manuel Castells a sociedade contemporânea organiza-se em rede, em Rede Dinâmica. Nas palavras desse autor, “sem cair na armadilha do determinismo tecnológico, consideramos que a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas” (CASTELLS, 2009). 

As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) mudam drasticamente a forma como nos comunicamos e como nos relacionamos, rompem com os limites de tempo e de espaço e impõem novo ritmo e novas características aos fenômenos sociais, complexificando-os. 

Categorias de análise e conceitos são instrumentais das ciências, sobretudo das Ciências Sociais, e funcionam como “óculos”, como lentes que ampliam/aproximam o nosso olhar à realidade, qualificando-o. Teorias buscam explicar a (s) lógica (s) de funcionamento de um determinado objeto, no caso aqui a Sociedade Contemporânea.Algumas palavras-chave são centrais para entender o conceito de Rede Dinâmica e buscar materializá-lo na análise dos fenômenos sociais, como demonstra a figura abaixo:     

Imagem

Com base no texto acima e na leitura dos cinco primeiros capítulos do livro-texto, traga exemplos de um ou mais fatos da atualidade e relacione-os com as palavras-chave expressas na figura (no mínimo 4 palavras-chave).Sua resposta deverá ser dada num ppt com 6 quadros/slides (metodologia ativa), com a relação solicitada acima. A pesquisa pode conter notícias, links, figuras, imagens e textos.Como exemplo dessa aproximação teoria/realidade veja a análise dos Movimentos Sociais ocorridos entre 2012 e 2013 ao final do capítulo 1 e consulte a biblioteca virtual (slides Movimentos Sociais em Rede). Lembre-se que a avaliação levará em conta a sua apropriação dos conceitos para essa análise e não sua opinião particular sobre o tema. É necessário, portanto fazer uma leitura atenta desses cinco primeiros capítulos para realização desta tarefa.

💡 43 Respostas

User badge image

Elisangela Oliveira

bom dia ! alguém conseguiu fazer essa questão?
0
Dislike0
User badge image

Patricia Das Graças

alguem tem a resposta ou alguma ideia?

0
Dislike0
User badge image

Jerri Backup

alguém conseguiu fazer ou encontrou em algum lugar?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais