Buscar

Todo ilícito penal é um ilícito civil, mas nem todo ilícito civil é um ilícito penal. Explique essa afirmação.

Explique essa afirmação.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabryel Nunes

Um dos aspectos que pode ser citado é o de que para uma conduta ser considerada ilícita no âmbito penal, deve seguir os desdobramentos das lexis praevia, scripta, stricta e certa. Não há norma penal que possa ter seu sentindo expandido. Só é considerado ilícito se houver lei anterior que assim defina determinada conduta.

0
Dislike0
User badge image

Ricardo Caieiro

Via de regra, todo ato ilicito, típico e culpavel para o Códgo Penal tem por sua essência a imoralidade, assim determinada pela sociedade, assim sendo também é ilicito civil. Porém, no ambito civil, alguma ilicitudes, como juros abusivos, carregados de imoralidade, não são suficientes para amparar um ilicito penal, como o estelionato, pois a ilicitude é dividida em ato ilicito composto por tipicidade penal e culpabilidade, a ilicitude civil não é suficiente para por si só caracterizar essa ilicitude penal complexa. Assim pode-se determinar que a lei penal é a ultima ratio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais