Buscar

Qual a diferença entre nucleotídeos e ácidos nucleicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Monaliza Marques

Nucleotídeos, também conhecidos como nucleótidos, são compostos que carregam muita energia e que auxiliam nos processos metabólicos, especialmente as biossínteses, em grande parte das células. Atuam também como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares. Além disso, são também componentes estruturais de co-fatores enzimáticos, intermediários metabólicos e ácidos nucléicos.

Os ácidos nucléicos são compostos orgânicos, que apresentam esse nome em função da sua origem no núcleo celular. Todos eles são formados pela polimerização de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é composto de uma ose (que pode ser ribose ou a desoxirribose, mas sempre uma pentose), um base nitrogenada e um radical fosfato (HPO4) proveniente do ácido fosfórico.

Em uma molécula de ácido nucléico, centenas e às vezes milhares de nucleotídeos se encadeiam, originando um longo filamento simples ou duplo. Habitualmente, as moléculas que apresentam um único filamento são as do grupo dos ácidos ribonucléicos, representados todos pela sigla RNA, enquanto que as que possuem duplo filamento, isto é, dupla cadeia polinucleotídica, pertencem ao grupo dos ácidos desoxirribonucléicos, conhecidos pela sigla DNA.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os ácidos nucleicos são macromoléculas formadas por nucleotídeos e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de todos os seres vivos . São compostos orgânicos, que apresentam esse nome em função da sua origem no núcleo celular. Os ácidos nucleicos são essenciais para todas as células, pois é a partir das moléculas de DNA e RNA que são sintetizadas as proteínas, as células se multiplicam e ainda ocorre o mecanismo de transmissão das características hereditárias.


Já os nucleotideos são grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (monossacarídeo / pentoses) .São compostos que carregam bastante energia e  auxiliam nos processos metabólicos. Atuam também como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares. 


Assim, podemos responder a pergunta da seguinte forma:

A diferença entre nucleotídeos e ácidos nucleicos é que o primeiro auxilia processos metabólicos e atuam como sinais químicos respondendo a hormônios e outros estímulos extracelulares e o segundo compoe o material genético (DNA e RNA) que sintetizam proteínas e transmitem características hereditárias.

 

Fonte:

https://www.todamateria.com.br/que-sao-os-acidos-nucleicos/

https://www.infoescola.com/citologia/nucleotideos/

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais