Buscar

O que é Bioeletrogênese ?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Ferreira

"Propriedade de certas células (neurônios e células musculares) gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana."

Mais detalhes no link abaixo:

http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Fisiologia/profa.Silvia/2.Bioeletrogenesesilvia.pdf

Espero ter ajudado!

 

Abraço.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Bioeletrogênese é uma propriedade de certas células (neurônios e células musculares) capaz de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana.


Essa alteração é chamada de potencial de ação. Vamos entendê-lo melhor:  A membrana está polarizada ( ou seja, carregada) e ,ao ser estimulada, uma pregião da mesma torna-se permeável ao íon Na+ . Como a concentração desse íon é maior fora do que dentro da célula, ele vai para o interior da membana. A entrada de Na+ é acompanhada pela saída de K+. Esta inversão vai sendo transmitida ao longo do axônio, e todo esse processo é denominado onda de despolarização.  Esse potencial de ação é o mecanismo pelo qual ocorrem os impulsos nervosos.


Portanto,a Bioeletrogênese é a capacidade de neurônios e células musculares têm de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana.

 

Fonte:https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/the-membrane-potential

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais