Buscar

o que é Citoesqueleto?

tudo sobre citoesqueleto.

💡 6 Respostas

User badge image

JCorban R. N. Lima

É uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos.  São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos.

8
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O citoesqueleto constitui-se de um conjunto de proteínas que, associadas a um grande número de proteínas colaboradoras, polimerizam estruturas fibrilares ou tubulares presentes no citoplasma e no interior do núcleo. 

O citoesqueleto contribui na organização do espaço interior da célula. Atua em praticamente todos os eventos intracelulares, como o deslocamento de vesículas e organelas, na manutenção da morfologia (forma) da célula e a alteração da mesma, participa dos eventos na divisão citoplasmática e nuclear, e naqueles onde a célula interage com o meio extracelular, como a endo e exocitose, e no deslocamento celular sobre o substrato.

Os três os principais representantes do citoesqueleto: os Microfilamento polimerizados pela proteína actina, os Microtúbulos, polimerizados portubulina, e os Filamentos Intermediários , polimerizados por uma família de várias proteínas com ocorrência específica em cada tipo celular.

Outro componente do citoesqueleto é o centríolo, polimerizado por tubulina e cuja função nas diferentes células vem sendo estudada e questionada, pois não estão presentes nas células dos vegetais superiores.

fonte:http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/cito.htm 

6
Dislike1
User badge image

Samuel Tessaro

O Citoesqueleto é uma espécie de armação constituída por diversos tipos de fibras de proteínas que atravessam a célula garantindo-lhe firmeza. Se estendem por todo o citoplasma e se associam a muitas funções como, locomoção, movimentação, adesão, alimentação e estruturação da célula.

As fibras proteicas de sua composição se associam e formam uma rede citoplasmática bastante complexa. Elas costumam se associar a proteínas motoras, as Cinesinas e Dineínas, que são importantes para a construção e mobilidade das estruturas.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image