Buscar

Av1 - Especialização em Educação Inclusiva - Transtornos Globais do Desenvolvimento

1)
De acordo com a Politica Nacional de educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2007), a população atendida atualmente pela educação especial deve compreender:

Alternativas:

  • a) Alunos com deficiência
  • b) Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • c) Alunos com altas habilidades e superdotação
  • d) Alunos com transtornos funcionais específicos
  • e) Todos os alunos citados anteriormente
     
2)
Observe as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

Alternativas:

  • a) A personalidade é entendida pela análise do comportamento como um conjunto de comportamentos que são adquiridos ao longo da vida.
  • b) Estes comportamentos dependem da interação de fatores biológicos e ambientais, que produzem interações recíprocas.
     
  • c) Para estudar o desenvolvimento do comportamento de um indivíduo não é preciso levar em consideração as variáveis que estiveram presente na história passada deste individuo, mas somente as que estão presente em uma dada situação e aquelas que são denominadas variáveis de contexto.
     
  • d) Os eventos comportamentais são contínuos e estão em constante alteração, isto é, o organismo ao longo de toda a sua vida apresenta um processo de adaptação que é ininterrupto.
  • e) O ambiente é compreendido como sendo o conjunto de estímulos capaz de entrar em relação funcional com o comportamento de um organismo, isto é, capaz de alguma forma de afetar o comportamento do mesmo.
3)
Sobre a personalidade pode-se afirmar que:
 
I - Depende da interação entre fatores biológicos e ambientais. os fatores biológicos envolvem condições relacionadas a hereditariedade (herança genética) e os fatores maternos pré-natais, além das condições relacionadas ao temperamento de cada criança.
 
II - Eentende-se como temperamento o subconjunto biologicamente determinado da personalidade, que são os limites ou a tolerância que cada individuo apresenta diante de diferentes condições como sono, sede, fome, intensidade luminosa, som, temperatura, dentre outros. este subconjunto é constituído por substratos neurológicos, bioquímicos e endocrinológicos.
 
III - A partir do temperamento, ou da interação com o ambiente são constituídos ou entram em ação os fatores ambientais. tais fatore envolvem a interação existente entre mãe x bebê.
 
IV - O caráter é entendido como o grau de fidelidade da pessoa a valores ou costume da sociedade em que vive é este aspecto também é desenvolvido com o tempo com a educação que é transmitida para a criança.
 
São corretas as afirmativas:

Alternativas:

  • a) Somente I está correta;
  • b) Somente II e III estão corretas;
  • c) Somente III e IV estão corretas;
     
  • d) Todas as afirmativas estão corretas;
     
  • e) Todas as afirmativas estão incorretas.
4)
Pode-se perceber que pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam prejuízos severos e invasivos em todas as áreas do e cada um diferencia-se do outro por alguma característica individualizada. De acordo com as informações acima, assinale verdadeiro (V) ou falso (F)
 
(  ) O Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção global do desenvolvimento, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento  psiconeurológico, social e lingüístico.
(  ) As crianças autistas apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual,tudo levando a crer que haja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central
(  ) A Síndrome de Rett é uma anomalia no gene mecp2, que causa desordens de ordem neurológica, acometendo quase que exclusivamente crianças do sexo masculino.
(  ) A Síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo;
 
A reposta correta é:

Alternativas:

  • a) I (V), II (V), III (F) e IV (V)
     
  • b) I (F), II (F), III (V) e IV (F)
  • c) I (F), II (V), III (F) e IV (V)
  • d) I (V), II (F), III (F) e IV (V)
  • e) I (F), II (F), III (F) e IV (F)
5)
Sobre o autismo é correto afirmar que:
 
I - Autismo foi descrito pela primeira vez como "Autismo Infantil Precoce" e Kanner utilizou o termo para caracterizar a condição clínica de um grupo de 11 crianças que apresentavam limitações no relacionamento com outras pessoas e com objetos, além de desordens no desenvolvimento da linguagem.
 
II - Descrições apresentadas no Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) sobre autismo são as que mais se aproximam de uma coletânea das características definidoras do que é este transtorno.
 
III - Transtorno Autista pode ser definido como um Distúrbio Global do Desenvolvimento caracterizado por prejuízos comportamentais que são agrupados em três categorias principais: (1) comprometimento da interação social, (2) comprometimento da comunicação, e (3) padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento.
 
IV - Para receber o diagnóstico de Transtorno Autista, o paciente deve reunir pelo menos 6 dentre os 12 critérios, respondendo ao número mínimo de critérios estabelecido para cada categoria, com início dos sintomas anterior aos três anos de idade.
 
 
São verdadeiras as alternativas:

Alternativas:

  • a) Somente II e IV estão corretas;
     
  • b) Todas as alternativas estão corretas;
     
  • c) Somente ! e II estão corretas;
  • d) Somente II e III estão corretas.
  • e) Nenhuma das alternativas estão corretas

💡 2 Respostas

User badge image

Elisabete Amaral


1) E
2) C
3) D

4- A ;

5-B 

6
Dislike0
User badge image

JAINE PERUZZOLO

ta certa essas respostas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais